« Praça do Anjo VI »

( Sede Provisória da AAPA - since 2006 )

  • exposição e encenação
  • em colaboração com Carla Cruz
  • Mala Voadora, Porto, 2015

A História da Associação de Amigos da Praça do Anjo (AAPA), da Anja, da sua queda e da Praça interpretada pelo ator António Júlio, Porto, a 7 de novembro de 2015.

O material documental da AAPA, em forma de instalação, encontrou-se em exposição na sede portuense da companhia Mala Voadora. Este material, variado e abundante, incluía as duas lápides, uma réplica da cabeça da ANJA, o leitor de cassetes com a música de !von Calhau¡, os desdobráveis das primeiras visitas guiadas, os postais vendidos no local, vídeos, fotografias, etc. Este material, cenograficamente montado, foi o espaço significante das leituras públicas encenadas em colaboração com António Júlio. Assim encenou a História da Praça do Anjo/Praça de Lisboa e da Associação que a defende (since 2006), através dos textos e objetos por ela produzidos nos últimos 10 anos.

"(...) (o ator dirige-se ao leitor de cassetes e liga-o, dizendo) a praça de Lisboa já não o é... a praça é da BragaParques! (pouco depois, o ator interrompe a música, deixando o leitor em pausa) mas há um epílogo nesta história, dias depois do piquenique a primeira lápide é localizada num monte de entulho clandestino em Gaia um elemento da polícia local contata a AAPA via facebook (o ator dirige-se ao armário e pega na notícia) leitura (...)"

(fragmento da peça)


Peça completa (PDF 13mb)

"o texto completo da peça publicado no Inland Journal,
um projeto de André Cepeda e Eduardo Matos, 2016"